Assim já não sou eu quem vive, mas Cristo é quem vive em mim (Gl 20,20)
TEXTO BÍBLICO: Atos 1.22
Neste domingo, 22 de janeiro, optamos por fazer a Lectio Divina da festa da conversão de São Paulo, que celebramos no próximo dia 25, quarta-feira.
Sugerimos fazer a Lectio Divina com uma das primeiras leituras propostas para a Missa do Dia: At 9.1-22.
A conversão de Saulo
1Enquanto isso, Saulo não parava de ameaçar de morte os seguidores do Senhor Jesus. Ele foi falar com o Grande Sacerdote 2e pediu cartas de apresentação para as sinagogas da cidade de Damasco. Com esses documentos Saulo poderia prender e levar para Jerusalém os seguidores do Caminho do Senhor que moravam ali, tanto os homens como as mulheres.
3Mas na estrada de Damasco, quando Saulo já estava perto daquela cidade, de repente, uma luz que vinha do céu brilhou em volta dele. 4Ele caiu no chão e ouviu uma voz que dizia:
— Saulo, Saulo, por que você me persegue?
5— Quem é o senhor? — perguntou ele.
A voz respondeu:
— Eu sou Jesus, aquele que você persegue. 6Mas levante-se, entre na cidade, e ali dirão a você o que deve fazer.
7Os homens que estavam viajando com Saulo ficaram parados sem poder dizer nada. Eles ouviram a voz, mas não viram ninguém. 8Saulo se levantou do chão e abriu os olhos, mas não podia ver nada. Então eles o pegaram pela mão e o levaram para Damasco. 9Ele ficou trás dias sem poder ver e durante esses dias não comeu nem bebeu nada.
10Em Damasco morava um seguidor de Jesus chamado Ananias. Ele teve uma visão, e nela apareceu o Senhor, chamando:
— Ananias!
Ele respondeu:
— Aqui estou, Senhor!
11E o Senhor lhe disse:
— Apronte-se, e vá até a casa de Judas, na rua Direita, e procure um homem chamado Saulo, da cidade de Tarso. Ele está orando 12e teve uma visão. Nela apareceu um homem chamado Ananias, que entrou e pôs as mãos sobre ele a fim de que ele pudesse ver de novo.
13Ananias respondeu:
— Senhor, muita gente tem me falado a respeito desse homem e de todas as maldades que ele fez em Jerusalém com os que creem no Senhor. 14E agora ele veio aqui a Damasco com autorização dos chefes dos sacerdotes para prender todos os que te adoram.
15Mas o Senhor disse a Ananias:
— Vá, pois eu escolhi esse homem para trabalhar para mim, a fim de que ele anuncie o meu nome aos não-judeus, aos reis e ao povo de Israel. 16Eu mesmo vou mostrar a Saulo tudo o que ele terá de sofrer por minha causa.
17Então Ananias foi, entrou na casa de Judas, pôs as mãos sobre Saulo e disse:
— Saulo, meu irmão, o Senhor que me mandou aqui é o mesmo Jesus que você viu na estrada de Damasco. Ele me mandou para que você veja de novo e fique cheio do Espírito Santo.
18No mesmo instante umas coisas parecidas com escamas caíram dos olhos de Saulo, e ele pôde ver de novo. Ele se levantou e foi batizado; 19depois ele comeu alguma coisa e ficou forte como antes.
Saulo em Damasco
Saulo ficou alguns dias com os seguidores de Jesus em Damasco. 20E começou imediatamente a anunciar Jesus nas sinagogas, dizendo:
— Jesus É o Filho de Deus.
21Todos os que ouviam Saulo ficavam admirados e perguntavam:
— Não É este o homem que em Jerusalém estava matando todos os seguidores de Jesus? Não foi ele que veio até aqui para prender e levar essa gente aos chefes dos sacerdotes?
22Mas as mensagens de Saulo se tornavam cada vez mais poderosas. E as provas que ele apresentava de que Jesus era o Messias eram tão fortes, que os judeus que moravam em Damasco não sabiam o que dizer.
1. LEITURA
Que diz o texto?
Pistas para leitura
Queridos jovens!
Muitos especialistas da Bíblia, na atualidade, preferem falar da “Conversão-Vocação de São Paulo”, visto que não há somente um momento de “conversão”, mas também há um forte chamado vocacional para aprofundar sua própria fé de judeu na manifestação do Deus de Israel em Cristo Jesus. Hoje , percebe-se com maior clareza que Saulo “não muda de lado”, mas aprofunda sua fé, descobrindo em Jesus Cristo a plenitude de suas crenças religiosas mais profundas.
A conversão-vocação de Saulo-Paulo está relatada em três episódios diferentes do Livro dos Atos:
· 9.1-31: é o relato maior e o que contém mais detalhes, narrado por Lucas, autor dos Atos.
· 22.3-21: é o discurso diante do povo judeu, no Templo de Jerusalém, depois de sua prisão. É narrado pelo Paulo de Lucas, em primeira pessoa.
· 26.2-23: é o discurso diante do Rei Agripa II, de sua irmã Berenice, e diante do Prefeito romano Festo e dos demais tribunos e próceres de Cesareia durante seu cativeiro. É contado pelo Paulo de Lucas, falando em primeiro pessoa.
Substancialmente, os três relatos contêm os mesmos elementos, ainda que existam pequenas diferenças. Poder-se-ia sintetizar o elenco dos acontecimentos antes do Batismo da seguinte maneira para as três narrativas:
· Paulo, com cartas do sumo sacerdote, marcha contra os cristãos de Damasco.
· Estando a caminho, é envolvido por uma luz que vem do céu (não se diz que seja Cristo).
· Paulo cai por terra (nunca se diz que “ia a cavalo”).
· Cristo dá-se a conhecer com uma voz que somente Paulo escuta.
· Cristo ordena-lhe que vá à cidade e ali lhe será dito o que fazer.
· Paulo ficou cego durante três dias por causa da luz.
· Durante esse tempo, não ingere nem comida nem bebida.
Antes de Paulo, Ananias recebe a notícia de que foi chamado a evangelizar todas as nações (cf. At 9,15).
Paulo não fala diretamente do acontecimento de Damasco em suas cartas. No entanto, há muitas alusões a seu encontro com Cristo nos primeiros capítulos das cartas aos Gálatas e aos Filipenses. É provável que Paulo não tenha precisado contar a suas comunidades algo que elas conheciam muito bem.
Para levar em conta: o Grande Apóstolo é mais comumente conhecido pelo nome de Paulo, mas em alguns textos dos Atos dos Apóstolos, como acabamos de ver, a mesma “personagem” aparece sob o nome de Saulo. Alguns autores afirmam que este é seu nome judeu, e que Paulo era seu nome greco-latino.
Outros textos bíblicos a serem comparados: Rm 1.5; 1Co 9.1; 15.8; Gal 1.15-16; Fl 3.7-8.
Para continuar o aprofundamento destes temas, pode-se consultar o verbete “Paulo”, no índice temático da Bíblia de Estudo NTLH.
Perguntas para a leitura
· Quantas vezes aparece o nome de Saulo no relato?
· Qual é a atitude de Saulo no começo do relato? O que ele quer fazer, o que pede às autoridades?
· Para onde se dirige?
· O que lhe acontece no caminho”
· Ele sabe quem está falando com ele?
· O que Jesus lhe diz?
· Qual é a reação das pessoas que acompanham Saulo?
· Em que situação fica Saulo imediatamente depois do encontro com Jesus no caminho de Damasco?
· O que diz o Senhor a Ananias?
· O que responde Ananias ao Senhor?
· O que finalmente Ananias faz com Saulo?
· Qual é a reação de Saulo uma vez que recupera a visão?
· Qual é a relação de Saulo com o Espírito Santo?
2 – MEDITAÇÃO
O que me diz? O que nos diz?
Perguntas para a meditação
· Que frases da narrativa me causam maior impacto? Por quê? Sublinhar as frases.
· Pensar que sou Saulo (Paulo)… Colocar-me em seu lugar dentro do relato.
· Contra quem posso “respirar fúria e ameaças de morte”? A quem “persigo”? Com que pessoas tenho, hoje, algum conflito? Por quê?
· Em que situações de meu passado e de meu presente sinto que Jesus, como luz, vem ao meu encontro no caminho de minha vida?
· Como escuto hoje a “voz de Jesus”? De que maneira se me dá a conhecer a vontade de Jesus para minha vida hoje?
· Em que coisas posso estar “perseguindo” Jesus? Rechaço “algo” do que Jesus me apresenta como projeto de vida?
· Que coisas me fazem “cair por terra”? Que situações, hoje, fazem com que eu caia no caminho de minha vida?
· O que significa ter os “olhos abertos” mas “não ver nada”? Quais podem ser minhas obscuridades, cegueiras e trevas hoje?
· Quem ou quais pessoas “me tomam pela mão e me levam” quando não posso ver o caminho? Dou graças a Deus pelos que cumprem esta tarefa em minha vida?
· Permito que Jesus “imponha as mãos” sobre mim na Igreja? Deixo que o Espírito Santo entre em minha vida para que me devolva a vista? Renovo a graça do Batismo através dos Sacramentos da Reconciliação e da Eucaristia?
· Descubro que sou instrumento do Senhor? Aceito que de uma ou de outra maneira vou “sofrer pelo Nome de Jesus”? Arisco-me ou não me arisco pelo Senhor?
· Estou consciente de que devo levar “o Nome do Senhor a todas as nações”, a todas as pessoas, a começar pelas mais distantes?
· Anuncio em meu ambiente que Jesus é o Filho de Deus? Demonstro que Jesus é realmente o Messias? Anuncio decididamente o Nome do Senhor? Como o faço? Faço-o cada vez com maior vigor, como o faz Saulo (Paulo)?
3 – ORAÇÃO
O que lhe digo? O que lhe dizemos?
Para orar com a passagem que analisamos, pode ser-nos útil um versículo da Carta aos Filipenses, onde São Paulo, com humildade e realismo, descreve uma vez mais como ele foi conquistado por Cristo.
“Não estou querendo dizer
que já consegui tudo o que quero
ou que já fiquei perfeito,
mas continuo a correr
para conquistar o prêmio,
pois para isso já fui
conquistado por Cristo Jesus”
(Fl 3,12)
Em que medida, hoje, deixo-me conquistar por Cristo?
4 – CONTEMPLAÇÃO
Como interiorizo a mensagem? Como interiorizamos a mensagem?
Uma boa opção para interiorizar a mensagem deste fim de semana pode ser repetir a pergunta de Saulo-Paulo a Jesus, quando rodeado pelo grande resplendor de sua presença:
Quem é o senhor?… Quem é o senhor?… Quem é o senhor?…
Repetir esta frase de maneira rítmica e pausada, a fim de interiorizá-la, buscando escutar a resposta de Deus…
5 – AÇÃO
A que me comprometo? A que nos comprometemos?
Propostas pessoais
· Crescer em humildade, deixando-se “cair por terra” diante da grandeza de Deus que, como um grande resplendor, aparece hoje em minha vida.
· Ter a coragem de levantar-me sempre de minhas quedas, sabendo que e o mesmo Deus que me anima e acompanha.
Propostas comunitárias
· Dialogar em seu grupo, buscando detectar quais seriam aqueles que hoje “perseguem” Jesus e sua mensagem.
· Buscar um compromisso comunitário missionário: o que se pode fazer para anunciar o Nome de Jesus aos irmãos que ainda não o conhecem?