Petrolina, 30 de julho de 2011
Aos Padres, Diáconos, Religiosos,
Comipas e forças vivas missionárias da Diocese.
“G-72 DE AÇÃO MISSIONÁRIA!”
“Depois disso, o Senhor designou outros setenta e dois,
e os enviou à sua frente,
a toda cidade e lugar aonde Ele próprio devia ir” (Lucas 10,1).
1. Aconteceu o encontro semestral do COMIDI, dias 29 e 30 de julho, no contexto da XXVII Romaria de Santa Cruz da Venerada. Lamentamos que, das 22 Paróquias que compõem a Diocese, três não tenham enviado representantes.
2. A reunião que acontece duas vezes ao ano, uma em Janeiro, no ensejo da Romaria do Natal das Comunidades, e a outra sempre no último final de semana de julho, tem por finalidade avaliar a ação missionária nas Paróquias, sob a animação dos COMIPAs – Conselhos Missionários Paroquiais. Ao mesmo tempo, no encontro são traçadas metas e ações – o chamado “dever de casa” – a serem realizadas no semestre que se segue, sempre sob animação e supervisão do Padre da Paróquia.
3. O “dever de casa” desta vez. Tendo em vista tornar realidade nossa decisão, tantas vezes renovada, de levar adiante o Projeto das Santas Missões Populares, revitalizando o que já existe na Paróquia ou propondo novas atividades – que em cada Paróquia seja constituído um Grupo de 72 pessoas para ações missionárias concretas, no âmbito da mesma Paróquia ou para além da própria Paróquia. É o que se chama de “GAM” – Grupo de Ação Missionária.
4. A ideia, inspirada em Lucas 10,1, recebeu o nome de “G-72 de Ação Missionária”, com nome de fantasia “Tropa-de-choque-missionária” ou “Grupo T-T-T-T” = Topa Tudo Todo Tempo!
5. Sabemos como está organizada a animação missionária em nossa ação evangelizadora da Igreja no Brasil. As siglas já são conhecidas:
COMINA = Conselho Missionário Nacional, com sede na CNBB. Os COMIREs = Conselhos Missionários Regionais, com sede em cada um dos Regionais da CNBB. O COMIRE NE2 tem sede em Recife, sendo o bispo responsável, Dom Matias, Arcebispo de Natal.
COMIDI = Conselho Missionário Diocesano.
COMIPA = Conselho Missionário Paróquia.
COMISE = Conselho Missionário de Seminaristas, que acaba de ser constituído em nosso Seminário diocesano.
“GAM” = Grupo de Ação Missionária.
6. Como “Missão” e “Vocações” são duas faces da mesma moeda, tenho recomendado muito que o COMIPA funcione ao mesmo tempo como EVP = Equipe Vocacional Paroquial. Algumas Paróquias já têm o seu COMPIPA/EVP.
7. O COMIDI é constituído por dois representantes de cada COMIPA. O COMIPA, como tal, “não faz missão”. Ele anima e estimula os outros para a Missão. A atividade missionária é feita pelos “GAMs” = Grupos de Ação Missionária. Estes poderão ser muitos, em cada Paróquia.
8. Voltando agora à “tarefa de casa” do COMIDI para este semestre: constituição do “G-72” . Se todas as Paróquias atenderem, se os Padres, ajudados pelos COMIPAs, ajudarem no recrutamento de missionários/as e na constituição do “G-72” , teremos como ofertar ao novo bispo, o expressivo presente de 1584 missionários e missionários (22 paróquias x 72)! Será uma expressão muito clara da vivacidade missionária.
9. Como será formado o G-72? Por membros das várias pastorais, associações e movimentos existentes. Bastará que cada uma dessas forças vivas envie de cinco a dez pessoas! Se não o conseguir, fica questionável a razão de ser de tais grupos na Paróquia.
10. A Novena Ampliada realizada este ano foi suficiente para mostrar como é amplo e desafiador o tema da missão, sobretudo em nossos grandes aglomerados urbanos. E, para sermos sinceros, não se notou uma presença marcante de missionários das próprias paróquias. Lembremo-nos que uma atividade do Projeto “Santas Missões Populares” era que fosse recrutado, nos vários setores da Paróquia, o maior número de missionários locais. Está evidente que isto ainda não foi feito a contento. O “G-72” poderá ser agora um meio de suprirmos esta lacuna ou omissão.
11. Far-se-á necessária uma constante formação missionária do “G-72” . Sugerimos que isto seja feito já, a partir do estudo programado das DGAE – Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil - 2011-2015.
12. Aproveitando o ensejo, relembro a necessidade de realizarmos em cada Paróquia a Vigília Vocacional na última quinta-feira, e o Domingo das Vocações no primeiro domingo de cada mês! Nestas ocasiões, as coletas serão para o Seminário.
13. E para concluir, a “C.U.M.E.V.” (Campanha Unificada Missões – Evangelização – Vocações) de outubro está próxima. Os cartazes estão prontos. Até o final de agosto, será enviado às Paróquias o panfleto de prestação de contas da CUME 2011. Até final de setembro, serão enviados os envelopes contendo a carta do Bispo e as modalidades de participação.
Saúda a todos fraternalmente, com votos de bênçãos de saúde, esperança e paz, e de renovado ardor missionário,
Frei Paulo Cardoso – Administrador Apostólico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário