Ciclo A
Qua, 25 de Maio de 2011 11:34
A tua palavra é lâmpada para guiar os meus passos, é luz que ilumina o meu caminho (Salmo 119.105)
TEXTO BÍBLICO: João 14.15-21
Jesus promete o Espírito Santo
15 Jesus continuou:
— Se vocês me amam, obedeçam aos meus mandamentos. 16 Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Auxiliador, o Espírito da verdade, para ficar com vocês para sempre. 17 O mundo não pode receber esse Espírito porque não o pode ver, nem conhecer. Mas vocês o conhecem porque ele está com vocês e viverá em vocês.
18 — Não vou deixá-los abandonados, mas voltarei para ficar com vocês. 19 Daqui a pouco o mundo não me verá mais, mas vocês me verão. E, porque eu vivo, vocês também viverão. 20 Quando chegar aquele dia, vocês ficarão sabendo que eu estou no meu Pai e que vocês estão em mim, assim como eu estou em vocês.
21 — A pessoa que aceita e obedece aos meus mandamentos prova que me ama. E a pessoa que me ama será amada pelo meu Pai, e eu também a amarei e lhe mostrarei quem sou.
1 – LEITURA
Que diz o texto?
Pistas para leitura
Olá, Lectionautas!
Ao chegar ao sexto Domingo de Páscoa, encontramo-nos com Jesus, que promete enviar a seus discípulos o Espírito Santo, aquele que consolará seu povo, o Paráclito (que significa ‘advogado’), como será chamado também em outras traduções.
Esta será a primeira de cinco oportunidades nas quais Jesus promete a seus discípulos que lhes deixará o Espírito Santo: podemos encontrar as outras quatro se lermos os capítulos subsequentes a este, no Evangelho de João.
Jesus começa este texto ensinando a condição primordial para receber o Espírito Santo: “Se vocês me amam, observem meus mandamentos”. Desta forma, ele convida seus discípulos a demonstrar o amor que eles têm manifestado por ele, mas não apenas da boca para fora, mas com seus atos: neste caso, vivendo segundo seus mandamentos.
Jesus faz esta promessa de enviar o Espírito Santo porque sabe de antemão que seus discípulos estão tristes, preocupados ou desconsolados, perante a ideia de sua partida iminente, e este Espírito indicar-lhes-á o caminho correto que agora devem seguir.
“Eles lhes ensinará toda a verdade”. Para os discípulos, a partida de Jesus será um momento muito difícil, porque já não contarão com a presença de seu mestre, não poderão ir buscar uma resposta a suas incógnitas, a seus temores ou a suas dúvidas; não haverá quem lhes diga qual é a verdade. Por isso, Jesus esclarece que este Espírito é quem lhes ensinará, então, a verdade.
Amigos lectionautas, Jesus oferece uma chave muito importante neste texto: “Os que pertencem a este mundo não poderão vê-lo, os que pertencem a este mundo não poderão receber o Espírito”. Viver segundo as normas ou mandamentos deste mundo afastaria os discípulos do Espírito de Deus.
Contudo, por que os discípulos podem ver o Espírito? Como é que Ele está no meio deles? Porque é o Espírito de Jesus mesmo que lhes será dado, é o próprio Cristo quem habitará neles, serão um com Ele e Ele estará neles. Por isso é que a Escritura diz: “Vocês, porém, conhecem-no, porque está com vocês, e sempre estará no meio de vocês”.
É muito importante saber que hoje nos encontramos diante da dimensão trinitária de Deus, o Pai, em sua condição de criador; do Filho, em sua condição de Redentor, e do Espírito, em sua condição de Advogado e Consolador. A Santíssima Trindade é um dos maiores e mais incompreensíveis mistérios perante os olhos humanos. Como três pessoas diferentes podem ser um mesmo Deus? Somente com os olhos da fé é que os discípulos poderão acreditar nesta verdade.
Mais uma vez o texto faz referência à importância da obediência à vontade do Pai. Diz a Escritura: “Aquele que me obedece e faz o que eu mando, demonstra que me ama de verdade”. Devemos observar a insistência do evangelista em ressaltar a importância de cumprir a vontade de Jesus.
Somente vivendo segundo as exigências de Cristo é que os discípulos poderão receber o Espírito Santo e conhecer, pois, a verdade. Com isto, demonstrarão também seu amor a Deus, podendo, então, ver as coisas segundo os olhos de Deus, permitindo que Jesus se lhes dê a conhecer plenamente.
Para levar em consideração:
• O Espírito Santo manifesta-se de diferentes maneiras, e se doa a nós de acordo com a vontade do Pai.
• Outros textos bíblicos a serem comparados: 1 João 5.3; Mateus 28.20; Atos, 10.40-41.
• Para continuar o aprofundamento destes temas, pode-se consultar A Bíblia de Estudo NTLH, o verbete: OBEDIÊNCIA.
Perguntas para a leitura
• Como se deve demonstrar o amor a Deus?
• Quem receberá o Espírito Santo?
• Como se reconhece a verdade?
• Que acontece com os que vivem segundo o mundo?
• Que deviam fazer os Discípulos para serem um com Cristo?
• Quem são os que podem ver o Senhor?
2 – MEDITAÇÃO
O que o texto me diz? O que o texto nos diz?
Diante deste texto tão importante, devemos perguntar-nos: Como estamos vivendo nossa vida de discipulado de Cristo? Não podemos deixar passar em branco o fato de que Jesus, hoje, nos está chamando a viver em obediência a seus mandamentos, em uma vida de santidade. Somente desta forma podemos converter-nos em pessoas agradáveis a Deus.
No entanto, é muito importante que possamos questionar se nossos atos estão sendo iluminados pelo Espírito de Deus; devemos ver cada situação de nossas vidas, e diferençar em que momentos de nosso agir este Espírito é quem no guia. Devemos orar e perguntar-nos se realmente vivemos deixando que seja Cristo a atuar em nós.
Viver segundo o mundo não nos permite ser verdadeiros discípulos do Senhor; a contrário, separa-nos das palavras de Jesus: “Eu serei um com vocês”.
Amigo lectionauta, somente a vida guiada pelo Espírito Santo é a que pode agradar a Deus. Hoje é uma oportunidade maravilhosa para reservar-nos um momento de nossa existência, e assim podermos questionar-nos: de que maneira vivo meu discipulado – com o espírito de Deus ou com o Espírito do mundo?
Não nos esqueçamos de que Jesus “chamou os que Ele quis”, e que, de igual modo, hoje continuar a chamar muitos de nós para mostrar-se como Ele é, para ensinar-nos o caminho da verdade.
3 – ORAÇÃO
O que lhe digo? O que lhe dizemos?
É chegada a hora de responder ao Pai; este é o momento de abrir nosso coração a Jesus e deixar-nos guiar por seu Espírito, dirigindo-lhe a oração que brota de nosso coração.
Senhor, apresento-me diante de ti, para louvar-te, para agradecer-te por teu amor.
Obrigado por amar-me, por ensinar-me o que queres de mim; grato por seres meu amigo, por me mostrares o caminho a seguir a fim de agradar-te.
Dá-me, Senhor, um espírito como o teu, para poder fazer tua vontade; concede-me força, Senhor, para cumprir teus mandamentos.
Senhor, sou teu e te amo, e me consagro a ti, entrego-me todo inteiro a ti.
Dá-me fortaleza para afastar de mim tudo o que me convida a não seguir-te, tudo o que me chama a não ser como tu.
Senhor, sou teu e te amo…
4 – CONTEMPLAÇÃO
Como interiorizo a mensagem? Como interiorizamos a mensagem?
Chegados ao momento culminante de nossa Lectio Divina, contemplemos Jesus que nos convida a ser um com Ele, e repitamos mais uma vez:
Senhor, sou teu e te amo…
Senhor, sou teu e me deixo amar por ti…
Senhor, quero ser um só contigo…
Senhor, sou teu e te amo…
Envia-me, Senhor, teu Espírito…
Quero preparar-me para receber teu Santo Espírito…
Esta semana, cada vez que estivermos em um momento de oração, em um momento de conversa com Deus, repitamos muitas vezes esta frase: “Senhor, sou teu e te amo…” “Envia-me, Senhor, teu Espírito…”.
5 – AÇÃO
A que me comprometo? A que nos comprometemos?
Propostas pessoais
• Volta a estudar os mandamentos que Cristo nos deixou e, à luz deles, podes comparar tua vida e ver em quais deves melhorar; faze-te um propósito de emenda.
• Cuida para que cada um dos teus atos seja discernido à partir da luz do Espírito de Deus, e diante de cada situação de tua vida, pergunta-te: Qual seria a melhor maneira de agradar a Deus neste momento?
Propostas comunitárias
• Estudar em teu grupo de jovens os mandamentos de Cristo e os mandamentos da Igreja, a fim de compará-los com o agir de teu grupo juvenil.
• Busca junto a todos os membros de teu grupo a maneira de deixar-se guiar pelo Espírito de Deus, a fim de levar uma vida guiada pelo Espírito de Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário