sexta-feira, 30 de setembro de 2011

1o  de Outubro
SANTA TERESA DO MENINO JESUS,
VIRGEM E DOUTORA DA IGREJA
“Se não vos tornardes como as crianças,
não entrareis no reino dos Céus, diz o Senhor.”
(Mt 18, 3)

 Santa Teresinha nasceu em Alençon (França) e entrou no Carmelo de Lisieux onde foi um testemunho heróico de humildade, simplicidade evangélica e confiança em Deus. Também procurou edificar suas irmãs nessas virtudes, especialmente nas noviças. Oferecendo a sua vida pela salvação das almas e pela edificação da Igreja, morreu num êxtase de amor.

“O Senhor protegeu-a e ensinou-a
guardou-a como a menina dos seus olhos.
Como a águia, estendendo as asas,
o Senhor tomou-a em seu cuidado.
Só o Senhor a conduzia.”
(Cf. Deut 32, 10-12)
 Deus revelou à pequena Teresa os mistérios de Amor do Reino dos Céus, para que, mediante a sua vida escondida com Cristo no Carmelo, anunciasse o Evangelho do Amor misericordioso de Cristo. Conduzida pelo Espírito Santo, ela compreendeu o mistério da salvação e consagrou a sua vida ao apostolado carmelita, por meio da oração e do sacrifício, implorando a misericórdia divina e a salvação de todas pessoas.
 

OREMOS COM FÉ:
Deus de infinita bondade,
que abris as portas do vosso Reino aos pequeninos e humildes,
fazei que sigamos com fé no caminho espiritual
de Santa Teresa do Menino Jesus,
para que, por sua intercessão,
cheguemos à revelação da vossa glória.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
Amém! 

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

SEMANA MISSIONÁRIA DA PASTORAL DO DÍZIMO SANTUÁRIO DA VENERADA

Datas
Horário
Atividades
Quem
Local
02/10
19:30hs
Missa de envio

Santuário
03/10
Dia / noite
Visita e celebração
Equipe Missionária
Diác. Fernando  
 setor  II e III praça da Monica
04/10
Dia / noite
Visita e celebração
Equipe Missionária
Diác. Fernando  
setor  IV,V  VI, VII  Praça Claudemiro A. Guimarães
05/10
Dia / noite
Visita e celebração
Equipe Missionária
Diác. Fernando  
Setor VIII em frente a casa de Carminha
06/10
Dia / noite
Adoração ao santíssimo
Grupo de varzinha
Santuário
07/10
19:30hs
Visita e celebração
Equipe Missionária
Diác. Fernando  
Setor I Coab Antonio Tavares, Casa de D.Maria
08/10
Dia / noite
Palestra e vídeo
Equipe Missionária
Diác. Fernando  
comunidade
09/10
19:00hs
Missa de encerramento

Santuário

 VENHAM TODOS!
ESTAMOS ESPERANDO POR VOCÊ

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Venham todos a este encontro de fé!

Evangelho de Lucas 8,19-21


O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 19a mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele, por causa da multidão. 20Então anunciaram a Jesus: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver”. 21Jesus respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.



Esta é uma das passagens preferidas daqueles que gostam de “diminuir” a Virgem Maria. Neste texto, Jesus afirma que a mãe e os irmãos d’Ele são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática. Não podemos entrever nas palavras de Jesus um desprezo à Sua mãe. Antes, pelo contrário, Jesus sabia que não houve uma mulher que fosse tão fiel às palavras de Deus, Seu Pai, senão Maria.
Portanto, Jesus exalta aqueles que escutam a Sua Palavra e a põem em prática, a ponto de igualá-los à pessoa que Ele mais tem consideração no mundo: Sua mãe. É para mim e para você que Ele dirige esta bem-aventurança. Se nós escutarmos e pusermos em prática Seus ensinamentos, faremos parte da família de Jesus. E “fazer parte da família” implica dizer que teremos os mesmos direitos, os mesmos bens e os mesmos deveres!
Para aqueles que questionam se Maria teve outros filhos ou não quero levá-los a meditar no termo “irmão”. No idioma falado naquela região, na época de Jesus, era utilizado para designar irmão ou primo: “Não é este o filho do carpinteiro? Não é Maria sua mãe? Não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? E suas irmãs, não vivem todas entre nós? Donde lhe vem, pois, tudo isso?” (Mateus 13,55-56).
A Sagrada Escritura nos dá claros indícios dos supostos “irmãos de Jesus”. Não eram filhos da mãe de Jesus (Maria), mas, parentes em sentido amplo. A palavra grega ADELPHOI que, nos Evangelhos, é traduzida por “irmãos”, é equivalente ao vocábulo bíblico e semita “AH” que significa “parentesco em geral”, tanto em aramaico como em hebraico o termo “AH” não designa somente os filhos dos mesmos genitores, mas também os primos ou parentes mais distantes, devido a pobreza vocabular dessas línguas, como pode ser observado em Gênesis 13,8-14; 29,12.15; 31,23; I Crônicas 23,21-23; II Crônicas 36,10; II Reis 36,10; I Samuel 20,29; Juízes 9,23.
A certeza é que Maria concebeu Jesus virgem e permaneceu virgem após o parto (mistério de fé) e que, após sua morte, ela subiu aos céus sem pecado. O próprio Catecismo da Igreja Católica considera o ato sexual no Matrimônio uma bênção de Deus. Considera José como castíssimo esposo. No entanto, a nossa visão de castidade é um pouco distorcida: castidade não significa abstinência sexual, mas sim a vivência da sexualidade de forma sensata e coerente, respeitando o tempo de viver cada etapa da vida.
Após o casamento, José e Maria poderiam ter relações sexuais, e isso não seria nenhum pecado. Pelo contrário, seria um ato abençoado por Deus. Consequentemente, não haveria motivo para se pensar que Maria seria “menos santa e digna” por causa disso. Afinal, ela é a Mãe do Filho de Deus!
A união com Jesus não se dá por vínculos de sangue ou raça, mas pela união ao amor misericordioso do Pai que vem libertar e trazer vida a todos os homens e mulheres. Frequentemente, as famílias se fecham em torno de tradições e de interesses particulares e até excludentes.
Jesus amplia um conceito tradicional e hermético de família para um conceito aberto e solidário, com uma dimensão universal. Na medida em que a família se comprometa com o fazer a vontade do Pai ela se abre à partilha, à solidariedade e à acolhida aos mais excluídos e empobrecidos, sem preconceitos e com amor.
Cristo indica, assim, o parentesco espiritual que O liga ao povo que resgatou. Os Seus “irmãos e irmãs” são os homens santos e as mulheres santas que tomam parte com Ele na herança celeste. A Sua “mãe” é toda a Igreja porque é ela quem, pela graça de Deus, gera os membros de Jesus Cristo. A Sua mãe é também toda alma santa que faz a vontade do Pai e cuja caridade fecunda se manifesta naqueles que gera para Ele, até que Ele mesmo neles seja formado (cf. Gl 4,19).
Maria é certamente a mãe dos membros do Corpo de Cristo, isto é, de todos nós. Porque, pela sua caridade, ela cooperou para gerar na Igreja os fiéis que são os membros do corpo místico de Jesus.
Padre Bantu Mendonça

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Santuário da Venerada

Com a Mãe das Dores anunciamos a palavra que gera vida
 Grande número de fiéis paticiparam da primeira noite de novena em honra a Mãe das Dores neste dia 06 de sentembro no Santuário da Venerada.  O Diác. Fernando acolheu a todos e presidiu a celebração.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

SOCORRO ÀS VÍTIMAS DA FOME

 
TODOS TEMOS ACOMPANHADO AS NOTÍCIAS DA PROLONGADA SECA QUE ESTÁ ACONTECENDO
NA SOMÁLIA, NORDESTE DA ÁFRICA, FAZENDO MILHÕES DE VÍTIMAS, SOBRETUDO CRIANÇAS.
 
NOSSA IGREJA NO BRASIL ESTÁ SOLIDÁRIA E CONVOCA A TODOS PARA UMA GRANDE COLETA NACIONAL.
PEDIMOS QUE NO PRÓXIMO DOMINGO, DIA 11 DE SETEMBRO, AS COLETAS EM TODAS AS MISSAS E CELEBRAÇÕES
DOMINICAIS SEJAM COM ESTA FINALIDADE.
 
O RESULTADO DAS COLETAS SEJA ENVIADO COM URGÊNCIA PARA A CÚRIA DIOCESANA,
A FIM DE QUE SEJA ENCAMINHDO PARA SOCORRO ÀS VÍTIMAS.
 
OS IRMÃOS SOFRIDOS DA ÁFRICA AGRADECEM. DEUS ABENÇOA!
 
+ FREI PAULO, ADMINISTRADOR APOSTÓLICO.

sábado, 3 de setembro de 2011

Homens do Terço Em Santa Cruz

Nesta manhã de sabado se reuniram na casa do Romeiro Mãe do Bom Conselho em Santa cruz da Venerada os homens do terço para preparar a romaria que acontecerá nos dia 15 e 16 de outubro no Santuário da Venerada.